domingo, 4 de agosto de 2013

Não Temos Nada Se Não Acreditamos

Resenha: As Crônicas de Nárnia - Livro 2 (O Leão, A Feiticeira e o Guarda Roupa), de C. S. Lewis

"Chorar ajuda por um tempo. Mas depois é preciso parar de chorar e tomar uma decisão."

Há tempos pensava em ler As Crônicas de Nárnia. Isso porque diz a lenda que todos os que leem este livro ficam diferentes, mesmo que seja só um pouquinho. Mesmo curtinhas, as estórias são encantadoras e tem lições importantíssimas para ensinar. Pelo pouco que sei (e observem que li apenas duas crônicas até agora) notei que esta não é uma daquelas estórias esquecidas facilmente. Como Harry Potter, ou O Senhor Dos Anéis. Podem ter certeza de que esta obra merece ser colocada ao lado de clássicos como estes na estante.

O segundo livro da série, chamado O Leão, A Feiticeira e o Guarda Roupa conta sobre quatro crianças: duas meninas e dois meninos chamados Lucia (Lucy), Susana, Pedro (Peter) e Edmundo (Edmund). Todos eles são irmãos, e vão à casa do tio até que a Segunda Guerra Mundial termine. Chegando lá, os quatro descobrem um portal mágico localizado dentro de um antigo guarda roupa, e são transportados à terra de Nárnia, onde os animais falam e são travadas batalhas entre o bem e o mal.

De todos os personagens, Edmundo é o meu favorito. Isso porque mesmo tendo um espírito individualista/egoísta - não adianta negar - ele conseguiu se focar no que era certo, e geralmente o que acontece nos livros é o contrário. 
Também tive pensamentos secretos sobre Lúcia e Tumnus. Será que quando Lúcia crescer eles poderão ficar juntos ou é contra as regras que uma humana namore um ser mágico?
Não posso esquecer, também, de comentar que associei cada uma das crianças a uma casa de Hogwarts (Harry Potter). Sim, eu costumo fazer isso com todo mundo, e não, não sou uma maluca. Podem observar por si mesmos como Lucia parece da Lufa-Lufa, Susana da Corvinal, Pedro da Grifinória e Edmundo da Sonserina. Eu disse, não disse? 
Notei que este livro se assemelha muito com uma história presente na própria Bíblia, envolvendo também a mitologia grega e nórdica. Gostei tanto da forma como Lewis criou e descreveu Aslam (Aslan)! Sempre que o leão aparece tudo fica mais calmo, bonito e agradável. Isso pode ser sentido claramente durante a leitura, o que é extraordinário.

A obra foi adaptada para o cinema em 2005. Tenho muita satisfação em contar que esta é uma das adaptações mais bonitas e fiéis que já vi! É perfeitamente possível entender todo o mundo de Nárnia, o enredo e os personagens, mesmo se o espectador em questão não tiver lido livro nenhum (mesmo assim gostaria que ele tivesse lido, mas isso não vem ao caso). Os cenários, os figurinos e a trilha sonora são muito bonito, e como bônus você ainda leva mais detalhes sobre a batalha final.

Devo lembrar-lhes de que este é um livro direcionado principalmente a crianças, então, por favor, mantenham isso em mente ao realizar a leitura antes de dizer coisas bobas por aí, sim? Isso é bom em certos momentos porque a escrita é tão leve, delicada e fácil que faz com que qualquer um consiga ler e entender tudo perfeitamente (diferente de séries como As Crônicas De Gelo e Fogo, por exemplo, que diversas pessoas abandonaram por causa da dificuldade de compreensão durante a leitura).
Duvido muito me decepcionar com qualquer um dos livros, pois enxergamos claramente que este não foi escrito por dinheiro, mas sim por amor. Aposto que qualquer leitor vai adorar, independente da idade ou gênero literário favorito. Espero, do fundo do meu coração, que leiam e gostem tanto quanto eu gostei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário