sexta-feira, 26 de abril de 2013

Winter Is Coming

Resenha: As Crônicas De Gelo e Fogo - Livro 1 (A Guerra Dos Tronos), de George R. R. Martin

"O homem que dá a sentença deve também brandir a espada."

Dragões, bruxas, batalhas épicas, censura bastante limitada e magia, muita magia.
Cá estou eu sendo uma menina corajosa e resenhando uma das obras mais fantásticas do mundo depois de J. R. R. Tolkien. Fui corajosa, também, ao aceitar ler o livro mais longo de minha vida - e descobrir que este é um dos melhores. (Nota: não sejam medrosos quanto ao tamanho de um livro, nunca!).

O início da obra se passa no castelo de Winterfell - dividido em sete reinos. Como na maioria dos ótimos livros, é difícil construir um enredo completo sobre tal, já que o mesmo gira em torno de dezenas de personagens (um mais curioso que o outro). Mas como prometi que tentaria, lá vamos nós: 
Eddard Stark é o nome do poderoso senhor do castelo de Winterfell. O Lorde recebe, ainda no início do livro, a visita do influente Robert Baratheon - amigo distante e rei de Westeros. Durante esta honrosa visita, Robert propõe a Lorde Eddard a Mão Do Rei (o Mão antecessor havia falecido). Eddard, um tanto contrariado, aceita a proposta, levando consigo parte de sua família. Com o tempo, o Lorde desconfia que a morte do Mão anterior não tenha ocorrido por causas naturais, e até que a própria rainha, Cersei, esteja envolvida no assassinato do mesmo. Para proteger o Rei e amigo Robert, Eddard coloca a própria vida - juntamente com a de todos que o cercam - em perigo constante.

Como citei anteriormente, diversas outras eventualidades cercam o enredo principal, e diversos personagens incríveis e gigantescamente inteligentes são acrescentados no decorrer da estória. Ao contrário das outras resenhas, não citarei meu personagem favorito ainda - este livro me ensinou, a cima de tudo, que seu personagem favorito pode ser um maldito traidor, e ainda estou traumatizada quanto a isso.
A escrita e estilo de narrativa utilizadas pelo autor assemelham-se muito a um Tolkien mais violento, porém, a obra não possui uma categoria única dentre todos os outros livros, e este é - acredito - o motivo que conteve os chatinhos de plantão a dizer coisas como *som misterioso* "As Crônicas De Gelo e Fogo são a maior cópia da história da escrita!" *som misterioso continua*
A forma como Martin dividiu o livro - não em capítulos, mas em narrações realizadas diante da visão de diversos personagens - foi seu ponto mais forte, em minha humilde opinião.

Recentemente - não tão recentemente assim, mas recentemente - foi lançada uma série que usa os livros de George como inspiração. Chatinhos brotaram do chão neste momento, dizendo que foi uma calúnia sem tamanho alterar a idade física dos personagens de tal forma. O que os chatinhos - que obviamente não leram os livros - não sabem, é que seria um tanto sem noção exibir crianças fazendo coisas que as crianças da atualidade não fazem (se é que me entendem) o tempo todo. Além de traumático. E louco. E estranho... E mais uma série de adjetivos nada agradáveis. 

Recomendo As Crônicas De Gelo e Fogo com todas as minhas forças, principalmente se você é um leitor longínquo - se você não for, mantenha em mente que cada nome e cada característica deve ser notada, lembrada e guardada no banco de dados de seu cérebro; aquele personagem aparentemente insignificante pode se tornar importante a qualquer momento. O primeiro livro não abrange batalhas tão fortes e sangrentas quanto os demais (tenho lido o quarto livro nos últimos dias), porém, você deve manter em mente que o medievalismo chega a pontos que não seriam aceitos em meio à nossa sociedade atual; seja um personagem e mantenha a mente bem aberta - não leve isso tão à sério; ou leve, sendo assim a pessoa mais desconfiada do universo a partir deste momento.


2 comentários:

  1. Olá, Isa! Estou adorando seu blog, resolvi comentar aqui por adorar As crônicas de Gelo e Fogo. Claro que sempre há algum ponto mais fraco e algum ponto mais forte, na minha opinião. Adorei o primeiro livro (ainda estou no terceiro, que para mim foi o melhor até agora)!! Vou continuar lendo suas resenhas, estou adorando! Um super beijo!

    ResponderExcluir
  2. Oi Ana! Nem sei como agradecer por ter comentado! É sempre incrível escrever, e mais incrível ainda ver que há alguém lendo o que foi e está sendo escrito. Muito obrigada por acompanhar as resenhas! Beijos ♥

    ResponderExcluir