segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Toda a Revolução...

Resenha: Adaptação Cinematográfica de Em Chamas, por Francis Lawrence

Resenha do livro

"A sorte NUNCA está ao nosso favor."

Nunca imaginei que uma estréia que não fosse referente a Harry Potter pudesse ser tão grandiosa! Me surpreendeu muito que tantas pessoas esperassem comigo para que pudéssemos ver isso. Assisti ao filme no Domingo, e preciso dizer que a espera valeu muito à pena!

O texto que se segue pode conter spoilers

Esta é, de longe, uma das melhores adaptações que já vi na vida! Ainda referente à fidelidade com relação ao livro homônimo isso superou Harry Potter em diversos pontos, que tem as melhores adaptações depois de O Senhor dos Anéis, na minha opinião. Até os mínimos detalhes foram adeptos com precisão. A única cena da qual senti falta foi a que mostrava duas garotas buscando o Distrito 13. O relógio mockingjay também não deu sinal de vida. Mas foram os únicos furinhos que realmente representaram algo para mim.
Outro dos pontos que pude observar foi que o diretor optou por exibir a parte política tanto quanto parte que mostrava a ação. Para que tenham uma ideia, a arena só dá as caras depois de uma hora e meia de filme.

Todas as atuações foram espetaculares! Johanna superou muito minhas expectativas, e acredito que a de todos os tributos. (F****-se!!!/Não falei com você.) Jennifer estava maravilhosa com aquele vestido de tordo, sem comentar sobre aqueles gritos! Que coisa agoniante!
Ainda na faixa pré-fantasia, nunca vi um filme que tivesse uma trilha sonora com tantas das minhas bandas e cantores favoritos. Foi lindo para mim. Mas quanto ao instrumental, não achei que superou o primeiro filme.

As partes das quais mais gostei foram, praticamente, as mesmas que adorei no livro. O momento em que o idoso ofereceu os três dedos a Katniss, as palavras solidárias sobre Rue, a pintura de Peeta durante a demonstração das habilidades, o espancamento de Cinna, a corrida para escapar da névoa, os pássaros que imitavam gritos (achei que esta cena pudesse ser um bocado mais loga, mas está certo). Foi tudo incrível, maravilhoso, exatamente como eu havia imaginado. Tudo isso sem contar com a metamorfose do Mockingjay no início dos créditos finais! Uau!!!
As coisas que me deixaram um pouquinho aborrecida foram a arena, que não pareceu tão desesperadora quanto os pensamentos de Katniss mostraram (não havia sinal de relva a vista, só mar, mar, mar) e a parada cardíaca de Peeta.

Adoraria conversar com tributos sobre como isso foi incrível! Então apareçam nos comentários, sim? Foi lindo!

PS: Mesmo com uma adaptação tão bonita, ainda digo que leiam, por favor, os livros. A personalidade dos personagens acaba sendo moldada através de seus olhos e as coisas ficam tão mais emocionantes quando você sente e vê através de um olhar mais direto, como se estivesse lá. Com os livros eu quase pude sentir o cheiro do sangue e rosas de Snow quando ele apareceu na tela. Não usem os filmes como única opção, e sim como um complemento (neste caso um complemento BOMBÁSTICO!!!).

Nenhum comentário:

Postar um comentário