sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Todas As Estrelas Acabam Caíndo

Resenha: Através do Espelho, de Jostein Gaarder

"Enxergamos tudo em um espelho, obscuramente. Às vezes conseguimos espiar através do espelho e ter uma visão de como são as coisas do outro lado. Se conseguíssemos polir este espelho, enxergaríamos muito mais coisas, porém, não veríamos mais a nós mesmos."

É muito esquisito quando um livro curto consegue nos prender tanto, ou nos ensinar tanto. Foi mais estranho ainda, para mim, encontrar um livro onde a doença não fosse tratada de uma forma dramática. Não chorei porque tudo foi muito triste, mas porque tudo foi muito bonito. Porque, finalmente, encontrei um livro que descrevesse direitinho como são as coisas de verdade, sem fantasias gigantescas para parecer mais afável, e mesmo assim tornou-se uma das estórias mais bonitas que já li.

Através do Espelho conta uma estória um pouquinho complicada, porque a personagem sobre qual giramos em torno não está completamente consciente sobre o que está acontecendo. Depois de algumas páginas, podemos ver que ela está muito doente, e não quis continuar o tratamento, pois de nada adiantava. Entendi que Cecília, a menina, está com um tipo de tumor que voltou com mais força depois de um tratamento já realizado. Isso pode acontecer com certos pacientes. Cecília está próxima de se tornar um anjo, mas ainda não entende direito sobre como é ser um deles, e até se sente um pouco amargurada com relação a Deus. Então, passa a receber visitas de um anjo de verdade, chamado Ariel, que diz ter saído do outro lado do espelho e os dois compartilham informações sobre a vida na terra e a vida nos céus. 

Eu adoro o anjinho Ariel, porque é muito bom da parte dele visitar Cecília para prepará-la para a viagem até as mãos de Deus. Adoro as histórias que ele conta, e adoro o fato de ele ser tão bonzinho. Cecília também é uma menina muito esperta, que contou ao anjo com as próprias palavras sobre como é ver, cheirar, sentir e escutar. Contou com suas próprias palavras o que é ser um ser humano, e eu gostei muito de como fomos descritos.

Estou muito feliz, porque acho que acabo de encontrar meu novo escritor favorito, e algo novo para me ocupar! Logo depois que terminei Através do Espelho, corri para O Mundo de Sofia, que é um livro muito inteligente, e que está me ensinando muitas coisas também. Estou gostando muito mais de Filosofia agora, e dado que eu já gostava muito antes, é uma grande coisa. Pelo que pude ver, este é um assunto bastante debatidos nos livros de Gaarder.

Este é um dos meus novos livros favoritos, então é evidente que recomendo! Para todas as idades, contanto que você não seja muito sensível sobre assuntos como religião. Foi tudo bem para mim ter uma visão diferente de Deus e do céu, mas sei que é diferente para algumas pessoas, então este é o único problema que consegui enxergar. Gostaria muito de conversar com pessoas que leram, então estou nos comentários!
(Vou resenhar O Mundo de Sofia assim que terminar de lê-lo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário