quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Homens e Porcos

Resenha: A Revolução dos Bichos, de George Orwell

"Todos os animais são iguais, mas uns são mais iguais do que outros."

Simpatizava com Orwell antes mesmo de ler A Revolução Dos Bichos, e confesso ter procurado este livro para aprender um pouco mais sobre A Revolução Russa (informações que teriam sido muitíssimo úteis na prova que fiz na semana passada, mas agora é tarde demais). 

A Revolução dos Bichos fala sobre animais que revoltaram-se contra o próprio dono, o Sr. Jones, e tomaram a Granja Solar totalmente para si sob o lema "Quatro pernas bom, duas pernas ruim", gerando sua própria revolução. Os líderes da revolução eram os porquinhos Bola-De-Neve e Napoleão, que tentaram ensinar os animais a ler e escrever, e criaram mandamentos para que ficasse claro que nenhum animal jamais acabaria como os homens acabaram.
Com o tempo, porém, o desejo da sociedade utópica é afastada por Napoleão, que tira Bola-De-Neve do poder e começa a pregar uma ditadura corrupta e suja como a dirigida por humanos.

O que mais gostei no livro foi que os sentimentos são facilmente reconhecidos, tornando mais fácil o entendimento sobre as ideologias e pensamentos de Lênin, Trotsky e Stalin. Quando estudo História costumo pensar "Mas o que levou Fulano a fazer tal coisa? Como ele se sentia com relação a isso?", aqui, finalmente, minhas dúvidas foram esclarecidas! Sei que não é possível tratar assuntos como este com tanta fidelidade, já que nem eu e nem ninguém que vive hoje estava lá para saber perfeitamente dos fatos, compreendendo o que se passava com cada um, mas convenhamos: é um consolo.
O que menos gostei foi de como Napoleão me decepcionou... Sei que histórias baseadas em fatos reais nunca possuem um final tão feliz assim, mas por que, Napoleão? Por quê??? Decepcionada para sempre com tal atitude.

Meu personagem favorito do livro, é o burrinho Bejamin. Fica claro que Bejamin sabia o que se passava, mas tinha medo (ou algo parecido com medo) de contar tais atrocidades aos outros animais da Granja. Fiquei pensando o que faria em seu lugar, e acho que terminaria tão mal quanto. Senti que este seria meu próprio papel, se eu estivesse lá. Não me orgulho de ser medrosa, mas não daria minha garganta aos cachorros de Napoleão.

Há um filme com o mesmo título, que acredito ser baseado no livro, mas não o assisti ainda, então não posso opinar sobre. Li alguns comentários sobre o mesmo, e a maioria (grande maioria, mesmo) não foi tão positiva. 

Meu entendimento sobre os personagens, depois de ler outros artigos e diferentes opiniões, foi:
Jones: Czar
Major: Dúvida entre Karl Marx e Lênin
Bola-de-Neve: Trotski
Napoleão: Stalin
Garganta: Mídia a favor de Stalin
Cães: Polícia
Demais animais: Classe operária, presa na própria Revolução

Recomendo a obra a todos que desejam aprender, mas que, assim como eu, acham livros de História realmente chatos de serem lidos.

2 comentários:

  1. Entendi a Revolução Russa com esse livro e não com as aulas de história. Amei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este livro juntamente com A Menina Que Roubava Livros foram minhas salvações nas provas de História! xD

      Excluir