segunda-feira, 15 de julho de 2013

Heróis Terminam Na Forca

Resenha: Trilogia Mundo De Tinta - Livro 2 (Sangue De Tinta), de Cornélia Funke

"Que coração bobo. Ele parece não saber como sentir."

Não recomendo que você leia esta resenha antes de findar a leitura do primeiro livro.
Não é segredo que este se tornou outro de meus livros favoritos, o segundo favorito em toda a trilogia. Encantada com Coração De Tinta procurei-o por um longo tempo, mas nenhuma das bibliotecas que eu encontrei o possuía. Estou muito orgulhosa em dizer que li o livro todinho na internet, sentada em minha cama - costas doendo -, com os olhos vidrados e cansados fixos na tela do computador. Se isso não é amor, então eu não sei o que é.

Sangue De Tinta, o segundo livro da trilogia Mundo De Tinta, continua narrando a estória curiosíssima e maravilhosamente criativa de Meggie, que livrou-se de quase todos os vilões existentes por meio de simples palavras (se você leu o primeiro filme provavelmente sabe que Meggie e Mo tem o talento de retirar das páginas de qualquer livro algo que os mesmos leiam em voz alta). O que ocorreu de diferente foi que agora a garota adentrou as páginas do universo que sempre quis conhecer: o livro Coração De Tinta, escrito por Fenoglio. Acontece que este universo aparentemente perfeito mostrou-se muito cruel e trágico dali em diante, e depois que Mo é capturado, confundido com um famoso salteador, as coisas só ficam ainda mais complicadas.
Meggie cresceu muito do primeiro livro para cá, mas não deixou de ser minha segunda personagem favorita. O primeiro lugar ainda fica com Dedo Empoeirado, mesmo que Resa e Farid tenham se sobre saído um pouquinho mais. Estou feliz de ver um pouquinho sobre como era sua vida em Ombra, como um cuspidor de fogo realmente mágico. Suas filhas, Roxanne, tudo isso me encantou ainda mais.

Costumo dizer que está estória é uma de minhas favoritas pois sua escritora, Cornélia, criou não um, mas dois enredos. Isso porque um livro é envolvido completamente na estória, e entre todos os personagens como Meggie, Mo, Elinor, Dedo Empoeirado (...) ainda sobrou genialidade para que fossem criados outros, como por exemplo Cabeça De Víbora (tenebrosamente maravilhoso), o Príncipe Negro e ainda Roxanne. Isso sem citar os cenários lindíssimos que cercam ambos os mundos (costumo chamá-los de dentro e fora do livro), me diverti muito imaginando Ombra antes de dormir durante estas noites, a cabana de Roxanne, os castelos e materiais para a fabricação de livros e pergaminhos. Tudo impecável, sem furo nenhum.
Algumas pessoas costumam me perguntar coisas como "Você só lê livros infantis?". Sim, eu amo livros infantis. Mas o que eu encontro de mais encantador neles é a pureza, justamente. Nada de palavrões, sexo, cenas sujas. Apenas os personagens e suas milhas de distância de qualquer objeto de natureza impura. Como neste caso.

Se você quiser continuar sua leitura pós Coração De Tinta, dou total apoio a isto! (Este livro tem um mapa, e vocês sabem o que dizem sobre livros com mapas - logo, meus elogios são desnecessários.) Mas fique sabendo que, diferente de Inkheart, esta parte da trilogia não tem um final tão completo quanto a primeira obra, e você não escapará da terceira - o que não está sendo nenhum incomodo para mim, acreditem.

~♥~

Spoiler/Mágoa

Agora sei como é quando seu personagem favorito morre. Isso não pode ficar assim, Cornélia! Dedo Empoeirado, por que me abandonaste??? O caçarei até o recanto das Damas Branças, seu completo idiota! (Evitando falar muito sobre isso, pois chorei o suficiente por ele ontem *pontinha de lágrima*).

Nenhum comentário:

Postar um comentário