sábado, 8 de junho de 2013

Acreditar Em Algo

Resenha: O Sr. Pip, de Lloyd Jones

"Eu tinha encontrado um novo amigo. O surpreendente era onde eu o tinha encontrado - não no alto de uma árvore ou encostado num canto ou nadando num dos riachos da montanha, e sim num livro." 


Escolhi este livro na estante da biblioteca por possuir um universo semelhante a um dos últimos livros que li, chamado Duas Vidas, Dois Destinos. Ambos se passam em uma ilha - ilhas diferentes, vivendo problemas diferentes, mas ainda assim ilhas - e são narrados por garotas muito corajosas, de aproximadamente 15 anos de idade.
O Sr. Pip foi escrito por Lloyd Jones sobre a cobertura realizada por ele mesmo sobre a ilha de Bougainville, durante uma guerra civil. Ele é um jornalista, e inseriu personagens em meio à tragédia do bloqueio.

O livro é narrado por uma garota chamada Matilda, e tudo começa quando um estranho que todos os moradores da ilha costumam chamar de Olho Arregalado (mas que na verdade se chamava Sr. Watts) torna-se professor na única escola da ilha. Como citei, a estória se passa em meio à guerra, então toda a população de pessoas brancas tratou de desaparecer rapidinho de lá enquanto pôde. 
Sr. Watts não teve muito o que fazer na escola, e isso o levou à ler seu exemplar de Grandes Esperanças, escrito por seu autor favorito, o Sr. Dickens. Grandes Esperanças foi algo que levou as crianças a sonhar com um universo bastante diferente daquele onde elas estavam vivendo de verdade. Todos os personagens foram tratados por elas como pessoas reais e amigos com os quais podiam conversar para fugir da escuridão daquele momento.

O Sr. Watts é um personagem incrivelmente interessante. Há muitos mistérios que o cercam (não se preocupem, vocês saberão de tudo - ou quase tudo - no final da estória), como um nariz de palhaço e puxar Grace, sua noiva, em uma carroça. Ele me lembra muito alguém pelo fato de fazer com que as crianças pensem e sonhem, independente dos padrões impostos pela sociedade sobre como um professor deveria ser.
Matilda não tem um pai por perto - ele foi para a Austrália junto com alguns homens brancos - e isso fez com que a garota e sua mãe vivessem sozinhas em sua casa simples. A mãe de Matilda é outro personagem interessante. Ela é alguém muito religiosa, e conta estórias bíblicas sobre Deus e o demônio a fim de desbancar Sr. Watts.

O Sr. Pip fala, basicamente, sobre quanta emoção um livro pode transmitir ao seu leitor. Sobre como o refúgio que precisamos pode ser por vezes encontrado em aparentemente simples letras impressas em folhas de papel. Em personagens inexistentes diante dos olhos e mentes sem treino e amigos imaginários (Matilda me ensinou, também, que as pessoas veem os personagens de formas diferentes). 
É interessante que você dê uma chance a este livro mesmo não sendo um leitor de longa data. Seus personagens são encantadores, e ele lhe recomendará diversas outras obras maravilhosas, principalmente Grandes Esperanças, de Charles Dickens.

Ps:. Descobri hoje que um filme com o mesmo nome será lançado baseado na obra de Lloyd. Eu não sei qual será o mês do lançamento ou se ele já foi lançado em alguns países, mas este é o seu trailer e eu prometo escrever algo sobre ele assim que assisti-lo (em breve, espero \o/).

Nenhum comentário:

Postar um comentário